Livros Fuvest 2026: ‘O Cristo cigano’

Pesquisadora da USP analisa o livro “Nebulosas”, obra de leitura obrigatória da Fuvest

A pesquisadora Marise Hansen, doutora em Literatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, comenta no vídeo abaixo a obra Nebulosas, de Narcisa Amália, escritora do século 19 que foi redescoberta só agora no século 21. O livro é leitura obrigatória para o vestibular da Fuvest e reúne poemas abolicionistas e românticos marcados por crítica social.

Publicado em 1872 pela renomada Editora Garnier, o livro não apenas provocou uma celebração unânime do talento da escritora, mas também conquistou o reconhecimento de figuras proeminentes como Machado de Assis e o imperador D. Pedro II. Uma segunda edição foi lançada em 2017 pela Gradiva Editorial e a Fundação Biblioteca Nacional. Os 44 poemas originais dessa mulher, corajosa para a época, exploram temas femininos, uma conexão profunda com a natureza e seu compromisso social em defesa da abolição da escravatura. 

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Quem Escreve

Grazi e Raul são apaixonados por literatura e compartilham sua experiência no Literatura em Dobro.
Grazi, com mais de 20 anos de docência, destaca-se nas leituras psicológicas e sociais da prosa realista, moderna e contemporânea. Já Raul, formado em Letras pela USP, traz seu olhar sobre poesia, narrativas históricas e textos coloniais, sempre relacionando literatura e contexto histórico.

selinho - literatura em dobro

Categorias

Estude Literatura do Jeito Certo!

Prepare-se para FUVEST, UNICAMP, UERJ e ENEM com um método prático e direto ao ponto. Aulas, resumos e simulados que realmente caem nas provas.

Siga-nos

Meios de contato

Todos os direitos reservados a Literatura em Dobro

Desenvolvido por